Moradores famosos do Prédio Dakota

O prédio Dakota se localizado próximo ao Central Park e acabou se tornando conhecido por ser o local onde o beatle John Lennon foi assassinado por um fanático. Mas ele também teve e tem moradores ilustres.
A primeira coisa que chama a atenção é a arquitetura de luxo e estilo, marcado pelo art nouveau. O prédio luxuoso e seus apartamentos chegaram a ser chamados pela revista Times como um dos locais mais perfeitos do mundo. Diante disso, muita gente se interessou a morar lá desde que ele foi construído entre 1880 e 1884. Na década de 70 ele se tornou um dos prédios históricos de Nova York. Tem até um livro contando sua história. Dá uma olhada nesse link.
Algumas curiosidades marcam o local, algumas delas como a já citada morte de John Lennon e também por ter sido cenário para O Bebê de Rosemary (1968), de Roman Polanski.
O Dakota, , que foi construído por Edqward Clark e Henry J. Hardenberg, tinha 65 apartamentos totalmente diferentes um do outro, e eles poderiam ser acessados através de luxuosos elevadores que eram separados por todo o prédio. A infra-estrutura extremamente moderna apresentava uma grande sala de jantar, sala de jogos, ginásio e pátio em comum. A eletricidade era fornecida por uma usina do próprio local, que permitia aquecimento central a todos os apartamentos.
Ele fora construído tendo em vista as classes altas e combinavam as comodidades de um hotel com espaços para trabalhos, além da excelente localização. Alguns anos depois, devido a problemas financeiros de seus donos, os apartamentos passaram a ser arrendados e vendidos.
Isso foi a partir de 1961, quando se tornou uma cooperativa. Mas não pense que basta querer morar lá e ter dinheiro não. Cada um dos moradores são aprovados por um Conselho rígido e a lista de reprovados tem nomes como Cher e Madonna, para você ter ideia.
Os moradores mais famosos do Dakota
Não há como listar todos os moradores famosos, e confesso que foi difícil encontrar fotos de alguns em seus apartamentos, então coloquei aqui embaixo uma lista com alguns dos mais famosos:
Lillian Gish: A queridíssima atriz morou lá nos primeiros tempos, provavelmente nas décadas de 10 e 20. Não consegui informações até quando ela residiu, mas passou um bom tempo em um dos apartamentos.

Lauren Bacall contou que chegou a ouvir o tiro que matou John Lennon, mas pensou se tratar de um estouro de pneu. Veja outras fotos do apartamento da Lauren aqui nesse site.



