29 de abril de 2025

Biografia de Adolphe Menjou: O Cavalheiro que Conquistou Hollywood com Estilo

Leia a biografia de Adolphe Menjou, o ator que brilhou em Hollywood com estilo e sofisticação. Conheça sua carreira, filmes e curiosidades da vida pessoal.

Adolphe Menjou

Nascido em 18 de fevereiro de 1890 em Pittsburgh, na Pensilvânia, Adolphe foi o filho mais velho de um gerente de hotel francês. A família mudou para Cleveland, onde Adolphe iniciou carreira artística, prontamente recusada pelo pai, que acabou enviando ele para uma Academia militar. Após o curso de Engenharia, também obrigado pelo pai, Adolphe resolveu abandonar tudo e seguir fazendo teatro na vaudeville. Foi a melhor coisa que fez.

Adolphe começou a trabalhar como extra na Vitagraph, Edison, Biograph e outros estúdios por volta de 1915. Após a Primeira Guerra seguiu fazendo participações em filmes, chegando a trabalhar com Charles Chaplin, Marlene Dietrich, Mary Pickford, dentre outros. Após a guerra apareceu em filmes como The Sheik e The Three Musketeers. A Woman of Paris, de Charles Chaplin, chamaria a atenção para o “moderno” homem parisience, bem vestido e galante.

 

A chegada do cinema falado acabou prejudicando sua carreira, porém participar de Marrocos trouxe uma nova luz sobre ela. Finalmente, no ano seguinte foi nomeado por The Front Page (1931). Seria sua única indicação, e ele não ganharia.
Menjou foi um dos principais membros da Motion Picture Alliance for Preservation of American Ideals, um grupo que perseguia comunistas em Hollywood. Ele também colaborou com o comitê sobre atividades não-americanas. Suas posições políticas fez com que perdesse amigos como Katharine Hepburn, que ficou indignada por ele perseguir antigos colegas e entrega-los nas audiências de McCarthy.

Seu último filme foi Pollyana, da Disney. Adolph foi casado duas vezes. A primeira delas com Kathryn Carver, entre 1928 e 1934. O segundo casamento foi com Verree Teasdale, em 1934. O casal adotou um único filho e permaneceram juntos até a morte dele em 29 de outubro de 1963. O ator morreu vitimado por uma hepatite.

Mais sobre a autora