30 de abril de 2025

Famosos Filmes Perdidos: Tesouros do Cinema que Desapareceram para Sempre 2

Muitos filmes antigos foram destruídos ou se perderam para sempre. Confira os famosos filmes perdidos que deixaram um vazio na memória cinematográfica.

The Ghosts of Yesterday (1918)1

Infelizmente, há uma lista muito longa de filmes antigos que se encontram perdidos e que provavelmente nunca mais serão vistos pelas novas gerações . Alguns foram estrelados por grandes astros, como Theda Bara , ou realizados por grandes diretores, como Alfred Hitchcock e Charles Chaplin, e são hoje versões de clássicos igualmente importantes, mas perdidas. Alguns deles foram parcialmente descobertos recentemente, ampliando a nossa esperança, e outros chegaram a ser montados conforme o roteiro e fotos sobreviventes da produção. Mas existem alguns que são tão raros que nem fotos existem mais.

Um dos fatores que fazia com que os filmes fossem perdidos era o fato de eles serem produzidos com nitrato até o início dos anos 50. O material era altamente inflamável e era comum causar incêndios. Os mais famosos foram os que destruíram filmes da Fox em 1937 e da MGM em 1967. Muitos filmes também sumiram quando as empresas de produção iam à falência ou os cineastas mandavam queimar as cópias que julgavam inferiores. Muitos filmes mudos foram simplesmente queimados porque os produtores não achavam que valia a pena manter o material que, para eles, não tinha grande importância e que era caro para ser guardado.

O fato é que cerca de 80% de tudo que foi produzido nos primeiros 30 anos de cinema está perdido. Segundo a Martin Scorsese’s Film Foundation , os números são ainda mais alarmantes: cerca de metade das produções antes de 1950 foram destruídas e 90% dos filmes realizados antes de 1929 foram perdidos para sempre.

Mas podemos ter alguma esperança. Recentemente, um trecho de 30 minutos de Metropolis , que se julgava perdido, foi encontrado na Argentina . O filme original tinha sido comprado por um colecionador antes dos cortes serem feitos, e 80 anos depois pudemos finalmente ver a versão original. Vamos a alguns filmes significativos que foram perdidos.

1. Loucos Por Musica (1945), de Adhemar Gonzaga (ENCONTRADO):

Vamos começar com um brasileiro. Essa comédia feita pela Cinedia, tinha no elenco Lena Monteiro de Barros, Nelson Olivier e Cecy Medina, entre outros. Há uma certa confusão na hora de pesquisar o filme porque ele é oficialmente de 1945 mas foi lançado somente em 1950 em São Paulo. Trata-se de uma comédia de costumes que trazia muitas músicas.

 

2. Capricho (Caprice, 1913), de J. Searle Dawley

A sinopse do filme protagonizado por Mary Pickford fala sobre uma garota pobre que se envolve com um homem rico. Ele a abandona, mas depois de um tempo ela aparece linda e maravilhosa. (Confesso a vocês que achei a sinopse imensamente parecida com a novela mexicana Marimar, com a Thalia). Esse foi o terceiro filme da Mary Pickford para a Famous Players e trazia no elenco também o Owen Moore..

3. Carmen (1915), de Raoul Walsh

Mais um dos tantos filmes feitos pela Theda Bara que foram perdidos em um incêndio. Conta a história de um soldado espanhol que cai de amores por uma cigana chamada Carmen. Com Theda Bara e Einar Linden. Há uma versão de Carmen realizada no mesmo ano, e dirigida por Cecil B. DeMille, com Geraldine Farrar. Este encontra-se disponível no youtube.

4. O Romance de Lena (The Case of Lena Smith, 1929), de Josef von Sternberg

Lena é uma camponesa ingênua que mora na Hungria e teve um filho com um jovem oficial de cavalaria. Ela vai trabalhar como criada para manter o filho. Foi encontrado um fragmento de quatro minutos na China e que é mantido no Theatre Museum, na Universidade de Waseda. Com Esther Ralston e James Hall.

5. Mordedoras de Broadway (Gold Diggers of Broadway, 1929), de Roy Del Ruth

Trazendo no elenco Nancy Welford, Ann Pennington e Conway Tearle é uma comédia musical. As informações que temos é que em 1999 foram recuperada sduas sequências breves com os discos de som Vitaphone.

6. The Ghosts of Yesterday (1918), de Charles Miller

A sinopse é a seguinte: um pintor fica viúvo, mas depois encontra uma mulher parecidíssima com sua falecida e fica impressionado com ela. Com Norma Talmadge e Eugene O’Brien. Existe apenas um pedaço filme na Biblioteca do Congresso *EUA.

 

7. The Great Love (1918), de D.W. Griffith

Protagonizado por Lillian Gish (mais conhecida como rainha de tudo), traz ainda no elenco George Fawcett. O filme fala sobre um jovem americano idealista que sofre um acidente e enquanto é tratado, se apaixona pela filha de um ministro australiano. Não há uma só cópia desse filme.

8. Flerte Perigoso (The Dangerous Flirt, 1924), de Tod Browning

Com Evelyn Brent e Edward Earle. O filme é tão raro que não consegui encontrar nem sinopse nem fotos dele, para vocês terem ideia.

9. The Divorcee (1919), de Herbert Blaché

Esse é um drama protagonizado por Ethel Barrymore e foi seu último filme mudo. Havia uma cópia do filme nos cofres da MGM, mas foi perdida após um incêndio em 1967. Não confundir com a versão feita em 1930 e que traz a Norma Shearer no papel principal.

10. The Better Wife (1919), de William P.S. Earle

Clara Kimball Young é uma mulher que desenvolve um grande carinho por um menininho que perdeu sua mãe. Infelizmente não resta nenhuma cópia.

Fontes:IMDBWikipediaSilenteraLost FilmsCinedia, Revista Contracampo

Mais sobre a autora