30 de abril de 2025

Douglas Fairbanks: O Rei de Hollywood na Era do Cinema Mudo

Explore a vida de Douglas Fairbanks (1883–1939), ator e produtor americano que personificou os heróis de capa e espada no cinema mudo. Conhecido por filmes como “O Ladrão de Bagdá” e “Robin Hood”, Fairbanks também co-fundou a United Artists e presidiu a primeira cerimônia do Oscar em 1929.

2Robin Hood (1922 douglas fairbanks

Robin Hood (1922): Esse foi um dos filmes mais caros da década de 20, com um orçamento de cerca de um milhão de dólares. Trazendo Douglas Fairbanks no papel principal, foi um grande sucesso e recebeu críticas bastante favoráveis, ajudando a consolidar a carreira do ator.

Sua carreira teve início na Broadway. Lá foi descoberto por D. W. Griffth, que o levou para trabalhar na Triangle Films. Debutou no cinema em 1916, no filme “His âncer in the papers”. Depois disso não parou mais, estrelando em filmes como “American Aristocracy” (1916), “Wild and Wooly” (1917) o “Reaching for the moon”(1917). Em 1917 já era uma celebridade. fazia parte do grupo seleto de amigos de Chaplin, com quem se junta em 1919 (juntamente com Mary Pickford e Griffth) na fundação da United Artists. No ano seguinte estrearia “A marca do zorro”, em que foi dirigido por Fred Niblo.
Douglas não conseguiu realmente ultrapassar a barreira do filme sonoro. Seu último filme foi The private life of Dom Juan, de 1934. Seu filho, Douglas Fairbanks Jr seguiu a carreira cinematográfica do pai, seguindo o mesmo estilo de filmes. Douglas faleceu em 1939, de ataque cardíaco. Tinha apenas 56 anos.

Mais sobre a autora